Diretorias

A atual Diretoria da ABEG é composta por:

Presidência – Gilson Braviano (UFSC)

Secretaria – Bruno Leite Ferreira (UFPE)

Tesouraria – Ivan Luiz de Medeiros,(UFSC)

Diretoria –  Sandra de Araújo Barata Gomes (Colégio Pedro II – RJ) e Thais Regina Ueno Yamada (Unesp – Bauru)

Conselho Fiscal: Rejane de Moraes Rêgo (UFPE) e Wilson Barbosa Alves (UNIP – Araçatuba)

 

Retrospectiva das Diretorias da ABEG

Após sua fundação, em 18 de janeiro de 1963, época na qual o ensino do Desenho era obrigatório em todas as séries do curso ginasial (equivalente aos quatro últimos anos do ensino fundamental), foi eleita a primeira Diretoria Executiva em 25 de outubro, composta por Manuel Caetano Queiroz de Andrade, como presidente, e Ivan Tavares, Mário Duarte Costa, Antônio Amaro Miranda Costa, Cláudio Martiniano Ferreira Selva, José Jaime Oliveira da Silva e Raul Camelo. Praticamente sem atividades a partir do golpe militar de 1964, a ABPGDDT foi reconstituída em 1983, mantendo na presidência Manuel Caetano Queiroz de Andrade.

Manuel Caetano Queiroz de Andrade (1963 – 1988)

No período 1988-1991, Sérgio Ferraz Gontijo de Carvalho assumiu a presidência, assessorado por Daniel Francisco e Rubens Guilhermat. Os tempos eram outros e os computadores passaram a fazer parte do cotidiano de profissionais das mais diversas áreas.

Sérgio Ferraz Gontijo de Carvalho (1988 – 1991)

Na sequência, foram eleitos Mário Duarte Costa, como presidente (1991-1994), juntamente com Gildo Azevedo Montenegro, Ana Magda Alencar Correia, Iolanda Andrade Campos Almeida e Alcy Paes de Andrade Vieira Costa.

Mário Duarte Costa (1991 – 1994)

O período 1994-1996 teve Vania Ribas Ulbricht na presidência, reconduzida até 2000. Junto com ela, atuaram na diretoria Marília Matos Gonçalves, Valdete Teixeira da Silva, Silvana Bernardes Rosa e Albertina Pereira Medeiros. Foi durante a 7ª Assembleia Geral da ABPGDDT, ocorrida em Feira de Santana (1998), que se aprovou a alteração de nome da entidade para ABEG – Associação Brasileira de Expressão Gráfica.

Vania Ribas Ulbricht (1994 – 2000)

O período 2000-2003 contou com Vanderlí Fava de Oliveira como presidente, assessorado por Cheng Liang Yee, Gildo Azevedo Montenegro, Maria da Glória Santos Laia e Regina Coeli Kopke (substituída por Marcos Martins Borges, em 2001).

Vanderlí Fava de Oliveira (2000 – 2003)

Na sequência, Ana Magda Alencar Correia presidiu a Diretoria Executiva da ABEG (2003-2009), com a participação de Eduardo Toledo Santos, Marie-Claire Ribeiro Póla, Vilma Maria Villarouco Santos e Arivaldo Leão de Amorim (os dois últimos substituídos por Roberto Alcarria do Nascimento e Ângela Dias Velasco, em 2007). Neste período, os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação eliminaram barreiras, permitindo que a ABEG pudesse ser conduzida por profissionais de diferentes regiões do país.

Ana Magda Alencar Correia (2003 – 2009)

Gilson Braviano assumiu a presidência da Diretoria Executiva da Associação em 2009A composição do grupo, reeleito em 2011, contou com Marília Matos Gonçalves, Alice Theresinha Cybis Pereira, Maria Helena Wyllie Lacerda Rodrigues e Madalena Grimaldi de Carvalho.

Em 2013, a diretoria passou a ser composta por Gilson Braviano, Vania Ribas Ulbricht, Franck Gilbert René Bellemain, Maria Antonia Benutti e Madalena Grimaldi de Carvalho (substituída, ainda neste ano, por Bruno Leite Ferreira). Na Assembleia de 2013, ocorrida em outubro, houve mudança no estatuto, e as gestões, ainda bianuais, passaram a iniciar no dia primeiro de janeiro, indo ate 31 de dezembro, visando facilitar a redação dos relatórios anuais e declarações jurídicas como o Imposto de Renda da ABEG.

No período 2014-2015, a ABEG foi gerida por Gilson Braviano, Vania Ribas UlbrichtMaria Antonia Benutti, Franck Gilbert René Bellemain e Bruno Leite Ferreira.

A composição reeleita para o período 2016-2017 contou com Gilson Braviano, Vania Ribas UlbrichtMaria Antonia Benutti e Bruno Leite Ferreira.

O grupo eleito para conduzir a Associação em 2018-2019 é composto por Gilson Braviano, ainda na presidência; Ivan Luiz de Medeiros, na tesouraria; Josiane Wanderlinde Vieira, na secretaria; e Maria Antonia Benutti e Bruno Leite Ferreira como diretores.

O Conselho Fiscal, que nos últimos anos vinha sendo exercido por Rejane de Moraes Rêgo, passou a contar também com a atuação de Wilson Barbosa Alves.

O grupo eleito para conduzir a Associação em 2020-2021 é composto por Gilson Braviano, na presidência; Ivan Luiz de Medeiros, na tesouraria; Josiane Wanderlinde Vieira, na secretaria; e  Bruno Leite Ferreira e Sandra de Araújo Barata Gomes como diretores. Em 28/4/21, Raphael Argento assumiu a secretaria, no lugar de Josiane Wanderlinde Vieira, e Cristina Jardim agregou o grupo enquanto colaboradora, ambos do Colégio Pedro II – RJ. Foi aprovada, em assembleia, a prorrogação da mesma diretoria até o final 2022, por conta da pandemia causada pela Covid-19.

A composição eleita para o período 2023-2024 manteve Gilson Braviano (UFSC) na presidência e Ivan Luiz de Medeiros (UFSC) na tesouraria. Bruno Leite Ferreira (UFPE) assumiu a secretaria e Sandra de Araújo Barata Gomes CPII-RJ) passou a contar com Thais Regina Ueno Yamada (Unesp – Bauru), na diretoria. O Conselho Fiscal continuou composto por Rejane de Moraes Rêgo (UFPE) e Wilson Barbosa Alves (UNIP – Araçatuba).

Gilson Braviano (2009 – atual)